7 tendências do Instagram para criar conteúdo em 2023

Tendências - Instagram-2023
Foto via: pexels.com – Cottonbro Studio

O Instagram tem se tornado uma das principais plataformas para criadores de conteúdo nos últimos anos, permitindo que eles alcancem um público global e criem uma comunidade em torno de suas marcas pessoais. Com o crescimento contínuo da plataforma, é importante que os criadores de conteúdo estejam sempre atualizados sobre as principais tendências do Instagram em 2023. De acordo com o Instagram Trend Report, aqui estão algumas das tendências que veremos cada vez mais na plataforma:

1. Mais vídeos e IA nas recomendações

Vídeos curtos e verticais, como aqueles vistos no TikTok e no Reels do Instagram, têm se tornado cada vez mais populares. Em 2023, podemos esperar que mais criadores de conteúdo adotem esse formato de vídeo para criar conteúdo criativo e envolvente que pode ser facilmente compartilhado em várias plataformas.

E não para por aí, por meio da Inteligência Artificial (IA), esses vídeos e outros conteúdos serão cada vez mais recomendados nos feed de notícias das pessoas. Dessa forma, ter uma experiência de descoberta será mais facilitada, igualmente a seção “Para você” que o TikTok oferece.

2. Consumo de produtos de beleza e cuidados com a pele

O famoso skincare ganha uma nova força entre as tendências de 2023. Com jovens cada vez mais engajados no consumo consciente, preocupados com as mudanças climáticas, a venda de protetores solares, dermocosméticos e maquiagem que contém ativos para a saúde da pele aumentará exponencialmente. Assim, o consumo de vídeos e produtos relacionados a esse universo estarão em alta no Instagram, refletindo a personalidade e desejos dos consumidores. 

3. Maior ênfase em interações autênticas

Com o aumento da concorrência no Instagram, os usuários estão buscando conteúdo autêntico que reflita a personalidade do criador de conteúdo. Em 2023, podemos esperar que mais criadores de conteúdo optem por compartilhar conteúdo que seja real e autêntico, em vez de apenas postar conteúdo perfeitamente produzido.

Nós sabemos que cada vez mais o Instagram tem enfrentado críticas por promover uma cultura de perfeição e superficialidade. Em resposta, é possível que a plataforma se concentre mais em interações autênticas, como curtidas e comentários genuínos, em vez de focar em números de seguidores e likes. A influência dos micro-influenciadores estará em alta! 

4. Inclusão e diversidade

A inclusão e a diversidade se tornaram tópicos importantes nos últimos anos, e isso também se reflete no Instagram e mídias sociais. Em 2023, podemos esperar que mais criadores de conteúdo se concentrem em ser inclusivos e representativos em seu conteúdo, principalmente em relação às questões ambientais, e a plataforma também pode adotar mais recursos para promover a diversidade e a inclusão.

5. Comunidade e experiências presenciais

O Instagram tem sido uma plataforma importante para a criação de comunidades em torno de interesses compartilhados. Em 2023, podemos esperar que mais criadores de conteúdo se concentrem em criar uma comunidade em torno de sua marca pessoal, trabalhando para engajar seus seguidores e construir relacionamentos duradouros.

E toda essa dinâmica pode extrapolar o Instagram, levando os criadores de conteúdos e seus fãs para encontros e experiências presenciais. De acordo com o Instagram Trend Report, jovens da Geração Z têm interesse em participar dessas interações, bem como seguir seus influenciadores favoritos em uma maior diversidade de mídias. 

6. Crescimento do e-commerce pela plataforma

O Instagram já oferece recursos de compras para criadores de conteúdo, mas em 2023, podemos esperar que mais criadores de conteúdo adotem o comércio eletrônico como uma parte importante de sua estratégia de negócios. Com a expansão contínua dos recursos de compras no Instagram, os criadores de conteúdo podem esperar uma maior facilidade para vender seus produtos diretamente na plataforma, inclusive por meio de lives.  

7. Humanos promovendo marcas

Com a proposta de ser uma plataforma inclusiva e real, as marcas, em consonância com sua comunidade, promoverão cada vez mais a humanização para refletir autenticidade e engajamento com os consumidores. Dessa forma, podemos esperar mais estratégias envolvendo a rotina e a proximidade com o público, com conteúdos descontraídos e com tom mais conversacional na plataforma.

Tudo isso nos mostra que os criadores de conteúdo podem esperar ver no Instagram uma maior ênfase em conteúdos autênticos, criativos e inclusivos, dialogando com a comunidade e o Planeta. Com o aumento da competição na plataforma, é importante que os criadores de conteúdo se adaptem a essas tendências para manter sua relevância e crescer em suas comunidades e marcas!

Nos acompanhe nas mídias sociais